Ligamento Cruzado Anterior (Pós Operatório)

A reabilitação e recondicionamento após a lesão do Ligamento Cruzado Anterior deve ser baseada nas necessidades e demandas fisiológicas respeitando o tempo de fixação e maturação do enxerto e nas deficiências apresentadas pelo paciente. É preciso ter critérios para evolução objetivando mobilidade articular completa, normalização da marcha, recuperação da capacidade muscular, treino de tarefas até o retorno ao esporte ou as atividades mais complexas de vida diária.
 
Uma bateria de testes de amplitude, força, salto, qualidade de movimento e outros devem ser usados para guiar a progressão dos diversos estágios dentro da reabilitação. Vale ressaltar que o risco de re-lesão diminui conforme o fisioterapeuta e o paciente respeitam os critérios necessários. É importante buscar fisioterapeutas especializados, pois o tratamento consiste em 95% de cinesioterapia e exercícios físicos podendo ser associado/combinado com recursos eletroterapêuticos.

 
Outra importante característica é o trabalho de uma equipe multidisciplinar, uma vez que o paciente esteja apto para o retorno as atividades e reabilitado, o fisioterapeuta pode encaminhá-lo para o profissional de educação física.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *